Vestidos Vestidos longos Vestidos de formatura Vestido de formatura azul

Vestido de formatura azul

Os vestidos de formatura azul são sempre um sucesso; a cor é bastante versátil e permite a criação de diversos looks, do vestido ao make. Separamos algumas dicas gerais de como você pode usar um vestido azul na sua formatura e acertar em todos os detalhes!

Azul é uma das cores mais usadas para vestidos de formatura, e além de ser uma cor linda, isso acontece também porque permite muitas variações de tons e intensidades! Por exemplo, um vestido azul marinho é mais discreto, enquanto um tom mais claro de azul dá mais vida ao look e chama mais as atenções.

Vestido de formatura azul Vestido de formatura azul Vestido de formatura azul

Mesmo assim, normalmente o azul não é a cor mais chamativa, a não ser que esteja combinado com vários acessórios que fazem isso por ele. Podemos dizer que ele tem o equilíbrio entre se destacar e ser uma cor bonita.

Tons de azul

Apesar de isso não ser uma regra, em geral, os tons mais escuros são preferidos em situações de formalidade, enquanto azuis mais claros remetem a situações mais informais ou então diurnas.

Vestido de formatura azul Vestido de formatura azul Vestido de formatura azul

Assim como quando estamos falando de vestidos de cores diferentes (branco ou preto, por exemplo), os tons de azul mais discretos podem estar mais acompanhados de acessórios. É aquela história de que, quando a cor do vestido já chama a atenção sozinha, usar muita coisa junto dele faz com que o look fique exagerado demais.

Então, numa ocasião em que você queira usar mais acessórios, é mais adequado apostar no azul escuro. Da mesma forma, usando um vestido azul claro você pode ter um visual bonito e simples, sem muitos apetrechos.

Isso também vale para o modelo de vestido! Por exemplo, vestidos linha-A caem muito bem com todo tipo de acessório, o que os torna uma ótima opção para tons mais escuros e discretos.

Modelos de vestido

Não existe muita diferença dos modelos de vestido azul para formatura das outras cores. O que mais os diferencia são alguns detalhes da cor que, combinados com certos modelos, dão um charme diferente ao seu look.

Vestido de formatura azul Vestido de formatura azul Vestido de formatura azul

Falando de tons escuros, um vestido de ombro único azul meia noite ou azul marinho fica super elegante! Eles casam perfeitamente com a característica sofisticada do modelo. Da mesma forma, vestidos império aliam a discrição com essa elegância, e ainda podem ajudar a afinar a silhueta.

Já os clássicos vestidos tomara que caia em azul escuro mesclam a sensualidade do modelo com a garbosidade da cor, garantindo um look equilibrado e bonito.

Vestido de formatura azul Vestido de formatura azul Vestido de formatura azul

Quando passamos para tons mais claros, como azul turquesa ou piscina, imagina-se um visual mais vivo e alegre, que chame mais as atenções. Para a ocasião de formatura, os modelos recomendados são os mesmos de cores mais escuras; o que vai mudar é exatamente essa característica de atrair mais ou menos atenção e os tipos de acessórios e make que vão ser usados com cada um, dependendo do gosto de quem vai usar. Se fosse uma ocasião mais informal, vestidos azul claro chemise ou envelope seriam boas opções, só para dar exemplos.

Tecidos

Para um vestido como o de formatura, que tem um ambiente mais formal, recomenda-se o uso de tecidos como o cetim ou a seda, que são mais finos e elegantes e combinam com todos os elementos da festa.

Vestido de formatura azul Vestido de formatura azul Vestido de formatura azul

Acessórios

Os vestidos azuis ficam bem com diferentes tipo de acessórios, dando espaço para você variar e experimentar. Tons metálicos, especialmente prata, são boas escolhas para joias. Falando em joias, também é possível usar aquelas em tons de azul parecidos com seu vestido, dando aquela completada no look e expandindo a cor.

Vestido de formatura azul Vestido de formatura azul Vestido de formatura azul

Ah, e nunca é demais avisar: vestidos longos pedem moderação no uso de acessórios, como você já sabe (especialmente se leu nossos conselhos de amiga para quem vai usar vestidos longos). Então, não exagere! Um pouquinho de acessórios aqui e ali completam seu look e o deixam lindo, mas se usar muitos acaba tirando o destaque o vestido azul, e ele merece esse destaque, certo?

Sapatos

Embora seja possível usar sapatos também azuis, isso não é muito comum porque acaba sobrecarregando o visual (especialmente se você pretende usar acessórios do mesmo tom!), então é mais acertado apostar em tons metálicos ou mais neutro, como preto ou branco, se você gostar. Um sapato preto fica ótimo com vestidos azul escuro, por exemplo.

Sapatos para formatura Sapatos para formatura Sapatos para formatura

Se for usar azul, troque os acessórios para uma outra cor. O importante é equilibrar as diferentes cores do seu look sem deixar nenhuma exagerada.

Make

Para os olhos, as melhores opções são tons metálicos (olha eles de novo!) e o próprio azul. Agora, para usar sombra azul nos olhos, é preciso prestar atenção com a combinação que os olhos vão fazer com o vestido: como os tons de sombra azul normalmente são mais escuros, vai cair melhor com um vestido igualmente azul escuro, pois não fica extravagante.

Maquiagem azul para formatura Maquiagem para formatura Maquiagem para formatura

Sempre lembrando também daquela regrinha: se o seu make nos olhos for mais forte (como o azul), aposte em um batom mais discreto para manter o foco da sua make nos olhos combinando com o vestido. Se for usar uma sombra mais discreta, por exemplo um dourado mais fraquinho, aí sim as cores mais vivas são recomendadas para o batom.

MATÉRIAS SIMILARES

11 Comentários

  1. Achei muito interessante a ideia de dar dicas de vestidos de formatura agora que já estamos na época desse tipo de evento, né?
    Os vestidos são muito lindos! Parabéns pela escolha!

    Beijos!

Deixe um recado