Vestidos Estilos Estilo grunge Conheça o estilo grunge

Conheça o estilo grunge

1

O estilo grunge marca presença em muitas coleções de outono/inverno e tem uma legião de fãs adolescentes e adultos. Conheça um pouco mais deste ícone da década de 90.

O grunge voltou às passarelas mundiais na coleção de inverno de 2014 e virou uma das principais tendências do ano, mas antes de aderir ao estilo é muito importante conhecer um pouco da história do movimento para não cometer nenhuma gafe.

Desfile Saint Laurent da coleção inverno 2013-2014

 

Um pouco da história

Tudo começou em Seattle no final da década de 80, com a formação de algumas bandas adolescentes que surgiam para se opor ao pop e o hair metal que dominavam o cenário musical americano.

A maioria dos integrantes dessas bandas vinham da classe operária, e sofriam com a crise econômica que a cidade enfrentava. A falta de dinheiro foi um fator decisivo nas roupas baratas que eles usavam, e que acabaram virando moda quando algumas dessas bandas conquistaram o país e o mundo.

Pearl Jam, Nirvana e Alice in Chains

Ícones do grunge: Pearl Jam, NIrvana e Alice in Chains

 

jaqueta de flanelaCaracterísticas do estilo
A principal marca do estilo é a atitude e o fato dos adeptos não se importarem com a opinião alheia. Entre os motivos que resultaram nessa postura, os principais são a influência do punk e o estilo de vida underground.

As roupas eram escolhidas de acordo com o preço e a sua funcionalidade. botas e flanelas que são consideradas alguns dos ícones do movimento eram utilizados com o objetivo de manter a pessoa aquecida e seca no frio e umidade constantes de Seattle.

 

Evite gafes!

O estilo grunge deveria ser sinônimo de funcionalidade, mas muitas das recomendações que existem sobre ele vão contra à essência do movimento.

Não faz sentido transformar roupas de flanela em uniforme em um país quente como o Brasil. Assim como também não faz sentido comprar uma roupa desgastada simplesmente para copiar alguém.

grunge - invernogrunge - inverno

 

Elementos do Look

O estilo grunge é marcado pela sua aparência bagunçada e às vezes até obscura. O visual costuma ser um pouco cru e menos trabalhado, sem a menor preocupação se as roupas e acessórios vão combinar.

O motivo da escolha do visual acontecia de acordo com a necessidade, e o maior exemplo é a citação do estilista Jean Paul Gaultier utilizada na primeira matéria que a Vogue mencionou o estilo, em 1992: “Grunge não é nada mais que a maneira como você se veste quando não tem dinheiro” (Tradução livre).

Apesar do tom caricato, que é comum quando grandes veículos falam sobre o estilo, a citação ilustra perfeitamente a raiz underground e a dificuldade financeira que ditaram o visual grunge da década de 90.

grunge - underground grunge - underground saia xadrez e visual bagunçado

 

Courtney LoveVestidos

Assim como qualquer outro elemento visual, mais importante que a aparência é o motivo pelo qual alguma peça é escolhida.

A escolha comum utilizado pelas mulheres do movimento grunge é o Baby-doll, uma ótima opção para os dias quentes graças ao seu tamanho, normalmente curto.

O vestido era muito utilizado por Courtney Love durante seu namoro com Kurt Cobain, e é considerado por alguns como o principal elemento do estilo grunge para as mulheres.

vestido baby doll florido vestido baby doll para o dia a dia vestido baby doll xadrez

 

Alternativa aos vestidos

A maioria dos fashionistas que comentam na TV e nas revistas associam o estilo grunge com uma calça jeans surrada, e uma camiseta ou jaqueta de flanela. Se tiver alguma coisa de xadrez, melhor. O resultado é quase caricato.

Quando for escolher a roupa, lembre-se que a ocasião e a necessidade deveriam ser o principal fator da escolha, esqueça as regras e convenções.

Uma calça jeans é ótima, independente do estilo ou movimento, e seria uma boa escolha. Mas evite o clichê e não compre algo envelhecido se não existir um bom motivo para isso.

Já no calor, uma saia ou shorts bem curto acompanhados de uma meia-calça são ótimas opções.

grunge jeans grunge saia grunge shorts

 

Calçados

As botas estão entre os itens mais amados por mulheres que colocam o conforto em primeiro lugar, e tem uma ótima identificação com o movimento grunge. Se você também é fã dessa peça super agradável, use sempre que a temperatura e clima ambiente permitirem.

Sandálias e sapatos também são comuns, não há muitas regras para a escolha a não ser a utilidade que o calçado irá proporcionar.

grunge - botas grunge - botas

 

Cabelo e maquiagem

Imagine um mundo em que as pessoas não ligam e não reparam no visual dos outros, ou melhor, que você não se importa com o que os outros irão pensar sobre o seu visual. Como você iria usar seu cabelo e a sua maquiagem?

Seja qual for a sua resposta, ela estaria de acordo com as premissas e a essência do movimento.

 

Fechando o look

Essa parte é fundamental para o estilo grunge, e a mais característica. O motivo da aparência desleixada e bagunçada que é a marca do movimento acontece pela despreocupação se o visual está combinando.

Mas é preciso ter cuidado para não forçar a barra, escolhendo roupas e acessórios forçando um visual desleixado. Lembra do que falamos sobre a postura de não se importar com o que os outros vão pensar? Atitude é o mais importante, e é de graça.

fechando o visual - blusa jeans e jaqueta fechando o visual - jaqueta vermelha fechando o visual

MATÉRIAS SIMILARES

1 COMENTARIO

Deixe um recado