Vestidos Estilo Glam Estilo retrô glam Conheça o estilo retrô glam

Conheça o estilo retrô glam

O estilo retrô glam é uma das principais marcas do século XX e combina sensualidade, luxo e glamour em looks inesquecíveis

Cena do metrô estrelada por Marilyn MonroeGlamour pode ser definido como a combinação de charme e bons visuais. Adicione sensualidade e looks chamativos e temos os principais ingredientes do estilo retrô glam.

Hoje pode parecer que estas características contribuem para a materialização da imagem feminina, mas no contexto histórico em que aconteceram elas foram revolucionárias e ajudaram a consolidar algumas das principais vitórias femininas da época.

Não é a toa que o estilo é um dos marcos do século XX, e que a sua principal representante, Marilyn Monroe, seja considerada a maior estrela de Hollywood e símbolo sexual do século.

Dica: acesse a página do estilo glam para conhecer outros gêneros do estilo!

Um pouco da história

A moda feminina do começo do século passado havia se tornado pragmática e cotidiana. Os vestidos longos foram abolidos e deram espaço ao jeans. E tudo foi impulsionado pela liberdade que as mulheres conquistaram para usar roupas que antes eram consideradas masculinas.

Mas essa liberdade era limitada. A sociedade continuava ditando o que podia ou não ser usado e o que era aceitável. E o direito de explorar as próprias curvas, ou de ousar no visual com roupas mais curtas era algo impensável. Ao menos até os anos 40.

Marilyn Monroe não foi a primeira celebridade que entrou na luta pelos visuais sensuais, mas foi o grande ícone. Hoje os esforços da atriz e modelo são reconhecidos e admirados pela maioria dos movimentos feministas.

Marilyn Monroe - momento de descontração Marilyn Monroe - risada Marilyn Monroe - close up


Características

A principal marca do estilo retrô glam são os looks com silhuetas marcadas, que mostram a linha do corpo e valorizam as curvas.  Os visuais são estrategicamente planejados para terem brilhos radiantes e chamarem a atenção.

E recomendação que vem com o estilo é não ter medo de arriscar em criar um estilo próprio, feito para o seu corpo e suas preferências.

Marilyn Monroe cover Marilyn Monroe com silhueta marcada marilyn monroe - Decote meia taça
Marilyn e a silhueta dos seus vestidos

Elementos do look

O estilo retrô glam é recomendado para mulheres confiantes e seguras, que sabem conduzir a situação e ser o centro das atenções, e os looks são projetados para ajudar nessa missão.

Vestidos

Na hora de mergulhar de cabeça no estilo e de despertar a diva que mora dentro de você, abuse dos tomara que caia! E os decote meia taça podem fechar a escolha com chave de ouro.

Mas modelos não são mandatórios, a regra é investir nos vestidos que ficam melhor no seu corpo e que valorizam a sua silhueta. Não tenha medo das fendas e dos decotes.

Na dúvida, opte por vestidos com um desenho mais simples e poucos detalhes, e se eles forem plissados, perfeito!

Aprenda com a Marilyn: O vestido lápis era o favorito da musa, e seu tamanho de vestido preferido era o midi (os que terminam pouco abaixo do joelho).

Marilyn Monroe - parque Vestidos retrô glam Retrô glam - Marilyn Monroe

Cores

As cores comuns são as que demonstram mais poder: O preto, castanho, azul escuro, e tons metálicos como o prata e dourado. Cores do seu tom de pele são ótimas apostas e garantem uma sensualidade natural, e devem fazer parte do seu arsenal .

Aprenda com a Marilyn: A musa confiava nos tons creme, preto, e principalmente o branco.

Retrô glam - Vestido branco com top colorido retrô glam - vestidos retro glam - azul marinho

Estampas

Uma característica importante do estilo são vestidos simples e com poucos detalhes,  e as estampas normalmente seguem a mesma linha para não tirar o equilíbrio do look. Mas regras existem para serem quebradas, e é possível criar visuais incríveis com estampas nada discretas.

Retrô glam - Vestido estampado Retrô glam - estampa de oncinha Retrô glam - polka dots

Cabelos

Nas décadas de 40 e 50 não existia chapinhas ou ferramentas parecidas, então as mulheres dedicavam mais tempo na produção de penteados trabalhados e que valorizavam as curvas do cabelo.

Aposte em penteados que favorecem a ondulação e experimente também cosméticos que realçam o brilho do cabelo.

Marilyn Monroe - sorriso encantador Penteados retrô Cabelos ondulados

Maquiagem

Uma das principais características do estilo são peles perfeitas e impecáveis. Escolha uma boa base para o seu tom de pele e capriche nos corretivos.

Os olhos devem ficar mais atraentes como nunca, então não poupe rímel e delineadores, e trabalhe bem o desenho das sobrancelhas.

E o mais importante: O batom vermelho é mandatório e essencial no visual.

Retrô glam - Maquiagem Retrô glam - Maquiagem Retrô glam - Maquiagem

Acessórios

Os acessórios são as peças que ganham maior destaque no visual, e devem criar um bom contraste com as roupas que costumam ser mais simples.

Colares maxi são uma ótima opção, ainda mais quando acompanhados de pulseiras ou de um bom relógio. Prefira tons metálicos e cheios de brilho.

Acessórios de cabelo também são muito comuns, e um lenço na cabeça pode dar um toque especial.

Aprenda com a Marilyn: A musa amava joias com muitos brilhantes, e não usava pedras coloridas para não tirar o foco do visual.

Marilyn Monroe - acessórios brilhantes retrô glam - acessórios retrô glam - acessórios

Calçados

Salto alto são peças fundamentais nos looks poderosos por serem ícones de luxo e glamour, e um bom sapato é capaz de tornar até o vestido em um mero coadjuvante.

Aprenda com a Marilyn: O salto agulha era o mais comum nos visuais que a atriz criava, e se tornou uma das suas marcas.
retro glam - sapatos retro glam - sapatos retro glam - sapatos

Fechando o look

Ter consciência do seu corpo e seus atributos é mais importante que qualquer regra, então inspire-se no estilo retrô glam e não tenha medo de tirar proveito deles.

Os visuais devem ser cuidadosamente planejados para realçar um detalhe específico à sua escolha. Marilyn criava seus looks com o objetivo de chamar a atenção para o seu corpo e sua beleza. Essa era a grande assinatura dela.

Identifique o que te deixa confortável e funciona melhor para você, e transforme a característica na sua assinatura pessoal.

Retrô glam - Inspirações12b056a9e0d2c8f700deb4d9c9bcb1f8Retrô glam - InspiraçõesRetrô glam - InspiraçõesRetrô glam - Inspirações
Retrô glam - InspiraçõesRetrô glam - InspiraçõesRetrô glam - Inspirações
Retrô glam - Inspirações
Retrô glam - InspiraçõesRetrô glam - InspiraçõesRetrô glam - InspiraçõesRetrô glam - InspiraçõesRetrô glam - InspiraçõesRetrô glam - Inspirações

MATÉRIAS SIMILARES

2 Comentários

Deixe um recado